Notícias

1 24/06/2022 14:00



Procurados por associação criminosa, homicídio e roubo foram localizados em Salvador, Jequié e Porto Seguro

 

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP), aplicado pela primeira vez nos festejos juninos em Salvador e em teste nas comemorações em 11 cidades do interior do estado, já resultou na captura de três foragidos da Justiça, entre a quarta-feira (23/6) e a madrugada desta quinta-feira (24/6), em Jequié, Porto Seguro e Salvador. Na capital, câmeras do Reconhecimento instaladas no Parque de Exposições auxiliaram na prisão do primeiro foragido da Justiça.

Guarnições da Operação Gemeos prenderam o criminoso, às 15h48, na região do Parque, na Avenida Paralela, no momento que ele estava parado próximo a um veículo, junto com mais três homens. Depois de ser abordado, as equipes constataram, na averiguação de documentos, que ele possuía mandados por roubo e associação criminosa.

Jequié

A ferramenta, também instalada nas festas de São João da cidade de Jequié, flagrou na madrugada desta sexta-feira (24), outro foragido da Justiça. O homem procurado por homicídio foi localizado no circuito do evento, com a ajuda do aparato da SSP, por volta das 2 horas.

Depois de receber o alerta de 90% de similaridade, o Centro Integrado de Comunicações Cicom acionou uma equipe do 19º Batalhão da PM. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Jequié que, em seguida, confirmou a validade do mandado com a Polinter.

Porto Seguro

Em Porto Seguro, subiu para sete o número de foragidos capturados com o suporte do Reconhecimento Facial durante o 'Circuito do São João' da cidade. Na noite de quinta-feira (23), mais um assaltante foi preso por guarnições do 8º BPM, na região da Passarela do Descobrimento, depois do acionamento da ferramenta.

Na noite de quarta-feira (22), a tecnologia também auxiliou na localização de um homem procurado pela mesma prática criminosa. Outros cinco foram capturados, na última semana, no período de 72h, também com o suporte da tecnologia.

Com essas prisões a ferramenta atingiu a marca de 268 capturados desde o lançamento em 2018.

Esquema de Segurança

Além de contar com o aparato tecnológico - que pela primeira vez está sendo aplicado nos festejos juninos -, mais de 28 mil policiais e bombeiros têm atuado no São João 2022. Para o esquema de segurança, que vai até o domingo (26), e segue entre os dias 30 de junho a 2 de Julho, foram investidos mais de R$ 9 milhões com emprego de efetivo e estrutura.

Além da utilização do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que realiza o monitoramento das festas 24h, existem ainda as revistas nos pontos que sediam comemorações, para evitar a entrada de materiais ilícitos, como armas e drogas.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.