Notícias

1 26/01/2022 17:16

Traficante com licença CAC emitida pelo Exército foi preso nesta terça

Uma operação do Ministério Público em parceria com a Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu um arsenal de 65 armas de grosso calibre que abasteciam favelas da cidade, entre elas 26 fuzis. De acordo com informações do Uol, o material foi encontrado na residência de um integrante do Comando Vermelho que tinha registro de Caçador, Atirador e Colecionador (CAC) emitido pelo Exército.

Na casa situada no Grajaú, zona norte do Rio, além dos 26 fuzis, foram apreendidos três carabinas, 21 pistolas, dois revólveres, uma espingarda calibre 12, um rifle e um mosquetão. Segundo o site, a polícia encontrou ainda caixas com munições para fuzil.

Investigações iniciadas em 2018 dão conta de que o armamento era traficado por Vitor Furtado Rebollal Lopes, o Bala 40, que possuía a licença de CAC e foi preso nesta terça-feira (25), em Goiás, quando conduzia um carro com mais de 15 mil munições usadas em fuzis e carabinas.

A operação foi deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado), com o apoio da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes) e da Desarme (Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos).

Segundo o portal, a flexibilização do controle de armas, promovida pelo presidente Jair Bolsonaro, permite que um CAC possa comprar anualmente até 60 armas, 30 delas de uso restrito. Um outro decreto editado pelo mandatário ampliou também a quantidade de munição que eles podem adquirir de mil para 5 mil, além de material para recarga de outros 7 mil cartuchos.

“Essa é uma investigação que foi iniciada em 2018 e nos chamou a atenção o fato de que o Vitor se utiliza da possibilidade que a legislação faculta, de que colecionadores de armas possam comprar uma quantidade muito grande de armamentos, para, com o auxílio da sua companheira e de outros elementos, traficar armas para o tráfico de drogas em comunidades do Estado. Com a prisão do denunciado em Goiás, requisitamos ao juízo a expedição dos mandados de busca e apreensão e conseguimos realizar essa apreensão de um grande número de armas na residência do denunciado”, afirmou o promotor de Justiça Romulo Santos, integrante do Gaeco.

 

*Bahia.ba







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.