Notícias

1 07/12/2018 05:00

 Cristina  Pita

Segundo a delegada Patrícia Jacques, Nilda Pereira de Oliveira, de 43 anos, tinha medida protetiva, mesmo assim,  'mantinha contato com o suspeito'. Ela m orava na Rua Juerana, no  bairro São Paulo, próximo ao Atacadão.

A vítima havia registrado boletim de ocorrência por agressão e tinha conseguido uma medida protetiva, para que o suspeito não se aproximasse dela, mas ele não respeitou a determinação da Justiça.

O ex-companheiro da vítima, Gilvan Cerqueira, procurou Nilda na madrugada de quinta, quano ocorreu o crime. De acordo com a delegada, duas queixas por agressão firam feitas por Nilda Pereira. O suspeito a ameaçava. Ela chegou a morar na zona rural para ficar longe dele, mas acabou voltando para a cidade e morava na mnesma rua, a cinco casas da dele. A família informou que ela era agredida frequentemente pelo suspeito”, disse à a delegada.

O crime ocorreu na casa de Nilda, na Rua Juerana, no bairro Santa Terezinha. Gilvan Cerqueira dos Santos já foi  preso por homicídio na cidade de Jiquiriçá. Gilvan está foragido. 

O que é Feminicidio

De acordo com a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre Violência contra a Mulher, o feminicídio é a instância última de controle da mulher pelo homem: o controle da vida e da morte. Ele se expressa como afirmação irrestrita de posse, igualando a mulher a um objeto, quando cometido por parceiro ou ex-parceiro; como subjugação da intimidade e da sexualidade da mulher, por meio da violência sexual associada ao assassinato; como destruição da identidade da mulher, pela mutilação ou desfiguração de seu corpo; como aviltamento da dignidade da mulher, submetendo-a a tortura ou a tratamento cruel ou degradante.”

Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. Suas motivações mais usuais são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres, comuns em sociedades marcadas pela associação de papéis discriminatórios ao feminino, como é o caso brasileiro.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9968-9004 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.