Colunas

1 15/10/2019 19:00

Muito se tem falado do Outubro Rosa, pois nesse mês lembramos a luta contra o câncer de mama e a importância da sua prevenção. A necessidade de acompanhamento médico regular, realização de exames como Mamografia e Ultrasson da Mama e o Autoexame auxiliam no diagnóstico precoce e aumentam as chances de cura. Mas no diagnóstico a doença já existe!  Então precisamos lembrar que tudo isso não previne o Câncer de Mama, apenas conseguimos diagnosticar o câncer no seu início.

Então, o que previne o Câncer de Mama? 

O câncer de mama, assim como outros cânceres, tem causas multifatoriais, ou seja, não depende de um único fator. Predisposição genética, hábitos de vida, alimentação inadequada, obesidade, sedentarismo são fatorem importantíssimos para o desenvolvimento de câncer. Sendo assim, devemos buscar uma vida equilibrada, sem exageros!

 - Uma boa alimentação com produtos orgânicos, não industrializados, pouca gordura trans e em pequenas quantidades, diminuir consumo de açucares;

 - Prática de atividade física regular;

 - Diminuição do estresse com períodos de prazer e meditação e gerenciamento de estresse;

 - Controle do peso – obesidade é um dos principais fatores causadores de doenças, entre elas o câncer. Mas não podemos deixar de citar os problemas ortopédicos, aterosclerose (doenças cardiovasculares), diabetes, hipertensão entre outras.

O Diagnóstico precoce é de grande importância, mas prevenir é mais fácil ainda!!! Prevenção é mudança do estilo de vida – atividade física, alimentação, diminuição de estresse, controle de peso.  Somente fazendo isso você pode impedir muitos problemas de saúde.


Categorias

 Drª Mariana Terra 






Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.